Você sabia que a máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gasta água em uma residência? Sendo assim, vale a pena criar sistemas de reutilização da água proveniente da lavagem de roupas. Assim, em vez de direcionar a mangueira da máquina para o descarte de água ainda aproveitável para a pia, direcione-a para recipientes destinados ao reuso dessa água para a lavagem de carros, calçadas, quintais e descargas. Essa simples medida já pode diminuir o desperdício em até 50%!
Por mais consciente que seja o consumo e ainda que você desligue o chuveiro ao se ensaboar, o desperdício de água durante o banho é inevitável. Para minimizar esse problema, posicione balde dentro do box. Essa água acumulada dos respingos pode ser reutilizada na limpeza doméstica, inclusive do próprio banheiro.
Quando chover, posicione bacias e baldes para fazer a captação desse bem tão precioso. Hoje em dia existem sistemas de reuso elaborados feitos com caixas d'agua, mangueiras e outros mecanismos. E que tal explorar seu lado inventor para criar suas próprias soluções de reutilização? Vale destacar, porém, que a água da chuva não é apropriada para o consumo, mas pode ser usada para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagem de carros e assim por diante.
Outra opção bacana que, aos poucos, está se tornando popular, é instalar sistemas de captação de água da chuva nos telhados. Nesse caso, a água pode ser absorvida e direcionada para cisternas e para um posterior processo de decantação e cloração. Depois de passar por essas etapas, a água pode ser reaproveitada em tarefas que não exigem o uso de água potável.
Se você tiver espaço disponível em casa e estiver disposto a investir um pouco, construa um reservatório doméstico. Esse tipo de sistema serve para reaproveitar não só a água da chuva, como também a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas. É importante que o reservatório conte com clorador, uma bomba e uma caixa de areia para realizar a decantação, ok?
Viu como não é nada complicado reaproveitar água e evitar o desperdício hídrico? Diante da iminente chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem! Então escolha já a forma mais viável de reutilizar a água e mande o desperdício para bem longe!
Fonte: https://blog.casashow.com.br