Blocos de EPS - Engeza Smart Forms

O ICF – Insulated Concrete Forms – representa uma solução para a construção civil moderna, preocupada com o meio ambiente, com a redução de custos e com a racionalização de energia, além do conforto térmico e acústico dos usuários. Esse é um sistema construtivo de paredes em concreto monolítico, que utiliza como forma placas de poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido no Brasil como isopor, de alta densidade, resultando na constituição da parede que é preenchida com o concreto.

O Poliestireno Expandido - EPS

O EPS tem inúmeras aplicações: em embalagens industriais, em artigos de consumo, na decoração, na agricultura e na construção civil. É comprovadamente um material isolante. Sem ele, os países desenvolvidos não construiriam de modo atualizado e econômico, visando à economia de energia. Nos últimos anos, esse material ganhou uma posição estável na construção civil, não apenas por suas características isolantes, mas principalmente por sua leveza, resistência, facilidade de manuseio e seu baixo custo. O poliestireno depois de expandido, contendo 97% de ar, é inodoro, não contamina o solo, a água e o ar. É 100% reaproveitável, reciclável, e pode voltar à condição de matéria-prima.

O Sistema Produtivo

O sistema de construção funciona como um “lego gigante”, segundo Larry Stoodley, canadense especialista no assunto, responsável pela construção de centenas de imóveis ao redor do mundo. Depois de encaixadas, as peças – aproximadamente com um 1kg cada – são preenchidas com concreto. O acabamento pode ser feito normalmente, em qualquer formato, como um imóvel de alvenaria comum. Com quatro profissionais treinados, garante Stoodley, é possível finalizar uma residência em apenas trinta dias, dependendo da metragem.

A velocidade de execução é um dos pontos fortes dessa tecnologia, já que fundação, estrutura e alvenaria são realizadas ao mesmo tempo, o que abrevia o tempo de execução e permite um canteiro de obra mais limpo, com menos desperdício. Além disso, a produtividade é quatro vezes maior do que o sistema de alvenaria convencional, com a produção de 27,4 m²/jornada (de oito horas, com três homens).
“Hoje, 61% das novas casas do Canadá utilizam este meio de construção. Nos Estados Unidos, onde a técnica tem menos tempo, 32% dos imóveis são feitas de ICF”, explica o administrador Gil Campos, que juntou empresários do setor imobiliário para trazer a técnica ao Brasil. Em um projeto comum de alvenaria, exemplifica Campos, a perda de material, ao fim da obra, varia entre 25% e 30%. “Na construção em ICF, o máximo que se perde de material é 3%”, complementa.

Isolamento Termoacústico

Com duas camadas de isopor de alta densidade – e uma parede de concreto no meio – a casa em ICF fornece proteção termoacústica ao morador, explica o especialista neste tipo de construção, Larry Stoodley. O calor fica retido na parte externa, proporcionando uma redução de até 8 graus Celsius nos ambientes, eliminando a necessidade de ventilador ou ar condicionado.

Algumas Vantagens

  • Possibilidade, em decorrência da montagem dos blocos “a seco”, de modificar ou aperfeiçoar seu projeto na última hora e no local, antes da concretagem;
  • Rapidez e economia na construção, decorrente da redução e qualificação de mão de obra;
  • Qualidades habitacionais: térmica, acústica, antiumidade, antifungos e antibactérias, além da proteção contra a ação oculta de pragas, como cupins e brocas (exceto ratos);
  • Canteiro de obra limpo e simplificado, com redução drástica de pregos, madeiras, andaimes e entulhos, ocasionando a diminuição de riscos de acidentes de trabalho.
Desenvolvendo soluções para clientes dos mais diversos segmentos do mercado e contando com profissionais altamente capacitados, que possuem mais de 25 anos de experiência.

Entre em Contato

Redes Sociais

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Engeza Engenharia